Plante uma Crotalária e diga não a Dengue

Publicado em: 28/04/2014 00:00 | Autor: Prefeitura Municipal de Cafeara

O Centro Municipal de Educação Infantil São Judas Tadeu, Escola Municipal de Cafeara e Cetracac em parceria com a Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde desenvolveram o projeto ‘Plante Uma Crotalária’.

Cafeara contra a Dengue -  Crotalária Juncea, uma aliada ao combate à Dengue.

Esta planta é uma leguminosa, geralmente usada para adubação verde e controle de nematóides nos solos e que atrai as libélulas, que são predadores naturais do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue e Febre Amarela.

Com o plantio da Crotalária Juncea em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e também nas margens de rios, ela atrai a libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes Aegypti. Os ovos eclodem, viram larvas e essa larva se alimenta de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da dengue. Além de tudo isso, a libélula se alimenta de pequenos insetos, e o Aedes Aegypti faz parte de seu cardápio, o que pode diminuir a proliferação do mosquito. Lógico que o uso da Crotalária Juncea não dispensa os cuidados de cada morador com seu ambiente doméstico e do governo local com os espaços públicos, mas é de relevante importância e ambientalmente adequada.

Que tal embarcar nesta?

Obs:  A planta dará sementes que deverão ser colhidas e plantadas novamente, para que sempre tenha uma Crotalária em seu quintal.

“As sementes estão disponíveis no Centro Municipal de Educação Infantil São Judas Tadeu (Creche) e Escola Municipal de Cafeara”