Combate ao abuso e exploração sexual

Publicado em: 18/05/2014 00:00 | Autor: Prefeitura Municipal de Cafeara

A Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com as Secretarias Municipais de Educação e Saúde, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) comemoraram o dia 18 de maio, Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Para conscientizar a sociedade e as autoridades de Cafeara sobre a gravidade da violência sexual, foram realizados no dia 16 de maio: caminhada matinal com o tema: “Faça Bonito”; atividades na Escola Municipal com o filme “Não esconda de ninguém – Quebrando o Silêncio” e apresentação do coral infantil do Cetracac; no Colégio Estadual ocorreu palestra com a psicóloga Miriam Vilela e a assistente social Stefanie Bazoni. Os eventos foram finalizados com a Feira da Lua e Show Gospel.

A campanha tem como símbolo uma flor, acompanhada da frase “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, lembrando do cuidado e da necessidade de defesa do direito de meninas e meninos crescer de forma saudável e protegida. A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina seqüestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.