Oficina Macrorregional Saúde do Idoso

Publicado em: 11/05/2016 00:00 | Autor: Prefeitura Municipal de Cafeara

A Secretaria de Saúde de Cafeara esteve presente nos dias 04 e 05 de maio na Oficina Macrorregional Saúde do Idoso em Londrina. Estiveram presentes Elisa Nepomuceno, Eloise Trevisan e Ivete Grendene.

O evento contou com os palestrantes Adriane Miró - médica geriatra da Divisão Estadual de Saúde do Idoso e Dr. Edgard Nunes de Moraes consultor em Saúde do Idoso e professor da Universidade Federal de Minas Gerais.

“É preciso ter um olhar diferenciado para a população idosa, principalmente no que se refere à saúde. Trata-se de um público vulnerável e por isso temos que focar em ações efetivas que garantam o envelhecimento ativo e saudável dos paranaenses”, afirmou Adriane Miró.

Segundo, Edgard Nunes de Moraes, o projeto de avaliação multidimensional do Paraná é pioneiro no País e será um marco na atenção à saúde do idoso no Estado. “Ele permite que o sistema de saúde possa identificar as demandas biopsicossociais do idoso a fim de melhorar sua autonomia e independência”.

O Governo do Paraná está implantando um novo modelo de atendimento aos idosos vinculados à rede pública de saúde. Baseada em instrumentos de classificação de risco e avaliação funcional, a estratégia pretende ampliar o acompanhamento dos idosos através do fortalecimento da atenção primária à saúde.

O objetivo é formar uma rede de atenção à saúde do idoso, com a organização de uma linha de cuidado para cada paciente, tendo em vista suas necessidades e fragilidades. saudelondrina1