“Alerta para gestantes – Zika, Dengue e Chikungunya”

Publicado em: 21/02/2016 00:00 | Autor: Prefeitura Municipal de Cafeara

A Secretaria da Saúde de Cafeara realizou na UBS, dia 17/02, palestra informativa para gestantes, cujo tema foi “Alerta para gestantes – Zika, Dengue e Chikungunya”, orientando sobre o que é a doença, sua relação com casos de microcefalia em recém-nascidos e quais os cuidados que devem ser tomados para evitar a instalação do Zika, Dengue e Chikungunya na cidade.

Foi lembrado durante a palestra que o transmissor do Zika vírus é o mesmo da Dengue e da febre Chikungunya – o mosquito Aedes aegypti – sendo assim é preciso que a população reforce os cuidados para evitar a proliferação de criadouros em Cafeara.

Elisa H. Nepomuceno, bioquímica do Laboratório Municipal, esclareceu dúvidas: como Dengue, Chikungunya e Zika passam de pessoa para pessoa? Quais são os sintomas? Que tipo de repelente devo usar? Existem outras formas de se precaver? Qual a idade gestacional que oferece risco ao bebê no caso de microcefalia? Como proteger meu bebê quando nascer?

[gallery columns="4" link="file" ids="3376,3375,3374,3373" orderby="rand"]