Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná
A secretária municipal de Saúde Rita de Alencar, a representante do conselho municipal de saúde Marilza Sperandio e os representantes da atenção básica da saúde Daniela Soares e Sebastião Pereira, participaram na cidade de Londrina do XXXII Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná, realizado nos dias 5 e 6 de abril, no Anfiteatro Cyro Grossi da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O tema central de discussão foi a integração da Atenção Básica com a Vigilância em Saúde e contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas, com destaque para a presença do secretário estadual de saúde do Paraná, Michele Caputo Neto.
Durante o Congresso, foram discutidas estratégias necessárias para que as secretarias municipais de saúde possam conter o avanço das doenças endêmicas e epidêmicas que estão ocorrendo em todo o Brasil, principalmente as provocadas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue, febre chikungunya e zika vírus e o combate a outras doenças, como a H1N1.
Também foi elaborada a Construção Coletiva do Plano de Ação, que substituirá a Carta de Compromissos como diretrizes para as ações no Estado e municípios paranaenses. Este Plano deverá refletir as sínteses extraídas das oficinas e seminário de abertura do Congresso, de modo que os municípios, o Estado e a União levem consigo as ações integradas com indicação federativa de responsabilidade e cronograma de cumprimento.
O congresso foi realizado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS-PR), com apoio da Prefeitura de Londrina, governos Federal e Estadual, UEL e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.